Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando parcial ou totalmente a luz solar. Isso cria uma sombra na Terra, que pode ser observada como um "escurecimento" temporário do céu durante o dia.
Existem três tipos principais de eclipses solares:
- 
Eclipse solar total: A Lua cobre completamente o Sol, deixando apenas a coroa solar visível ao redor da borda da Lua. Isso só acontece em uma faixa específica da Terra, e o fenômeno dura apenas alguns minutos. 
- 
Eclipse solar parcial: A Lua cobre apenas uma parte do Sol, e o céu fica parcialmente escuro. Esse tipo de eclipse é visível em uma área muito maior do que o eclipse total, mas a totalidade da cobertura do Sol nunca ocorre. 
- 
Eclipse solar anular: A Lua está um pouco mais distante da Terra, o que faz com que ela não cubra o Sol completamente. Isso cria um "anel de fogo" ao redor da Lua, com o Sol visível nas bordas. Esse tipo de eclipse também tem uma faixa de visibilidade mais estreita. 
Os eclipses solares acontecem com alguma frequência, mas o que torna o fenômeno tão especial é o fato de ser necessário estar em um local específico na Terra para observar o evento de maneira total ou parcial.
Curioso para saber quando será o próximo eclipse solar visível da sua região?
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário